Construção
03 APLICAÇÕES DA CAL • CONSTRUÇÃO
No sector da construção e da obra civil, a cal desempenha um papel importante:
- Na secagem, melhoria e estabilização de solos;
- Como componente de argamassas, rebocos e estuques;
- Como agente antiderrapante na produção de asfalto;
- Como aglutinante na produção de tijolos e betão.
A cal garante a durabilidade necessária para os mais elevados padrões na construção, e contribui para uma maior rentabilidade económica.
Em geral, a utilização da cal proporciona inúmeros benefícios ambientais, e, em questões estéticas, sobrepõe-se a outros materiais de custo inferior..
Um solo húmido e argiloso tratado com cal modifica as suas propriedades físicas e transforma-se numa base estável e duradoura. Em comparação com outros métodos alternativos, os produtos de estabilização à base de cal são uma solução ecológica e rentável.
A cal reage imediatamente com a humidade do solo, secando-o. Também permite que a argila perca a sua capacidade de retenção de água e adquira uma estrutura facilmente compactável . A reação pozolânica transforma o solo altamente plástico num solo muito estável.
Os produtos de cal são materiais muito versáteis e podem ser utilizados em misturas asfálticas, permitindo melhorar as seguintes propriedades:
- Resistência a danos causados pela humidade e pelo gelo;
- Resistência ao envelhecimento químico;
- Propriedades mecânicas, tais como: elasticidade, resistência, resistência à formação de rodados, resistência à fadiga e à fendilhação térmica.
A cal é um dos materiais mais utilizados pelo homem ao longo da história. Hoje em dia, é utilizada em trabalhos de alvenaria, ou como aditivo em materiais de construção modernos, como o betão celular.
A argamassa à base de cal foi amplamente utilizada na alvenaria dos edifícios. A sua durabilidade e sustentabilidade, a longo prazo, fica demostrada pela grande quantidade de edifícios históricos existentes nas nossas aldeias e cidades.
As argamassas de cal oferecem uma grande plasticidade e maleabilidade, e os estuques preparados à base de cal são muito reconhecidos pelos arquitetos mais exigentes, facultando propriedades isolantes térmicas e acústicas, aderência e impermeabilidade…
As vantagens da utilização de argamassas à base de cal incluem:
- Baixa penetração da água;
- Aumento da transpiração e controlo da humidade;
- Redução do aparecimento de fissuras;
- Redução das eflorescências;
- Manutenção dos edifícios mais fácil e mais económica;
- Trabalhabilidade e retenção da água como resultados de uma ótima utilização de materiais e produtividade.